Quando se fala em segurança no ambiente de trabalho, medidas de prevenção e o cuidado com os profissionais, a indústria da construção civil e seus canteiros de obras são lembrados imediatamente, já que são responsáveis por boa parte dos acidentes de trabalho que acontecem no Brasil, muitos deles fatais. Nas obras para as Olimpíadas do Rio, em 2016, 11 operários morreram durante as obras, enquanto nas Olimpíadas de Londres, em 2012, não houve registro de mortes.
Quais seriam os motivos de tantas mortes na construção civil? Não seria por falta de leis e normas que orientam a melhor forma de utilização obrigatória dos EPIs e uma série de outras instruções que deveriam tornar esse tipo de trabalho mais seguro. O Brasil possui 36 normas regulamentadoras, homologadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, justamente para conter os acidentes de trabalho. A possível causa para tantos acidentes seria a falta de fiscalização e controle severo dos canteiros de obras.
É essencial que o empregador conheça as suas obrigações no que diz respeito ao fornecimento de EPIs com Certificado de Aprovação, o devido treinamento dos seus funcionários, a fiscalização para se certificar de que eles estejam respeitando as normas e a realização de CIPAs regulares para sempre relembrar da importância dos cuidados com a segurança.
Já no caso do empregado na indústria da construção civil, é fundamental que ele entenda a importância da utilização correta dos EPIs, que aprenda de que forma eles devem ser usados e esteja de porte deles sempre que estiver em ambiente de trabalho, saiba como conservar esse material e se lembre de informar seu empregador caso precise substituir algum EPI. Além, é claro, de se envolver e participar da CIPA.